TRABALHO60+ (5)

Amigos na cozinha 10.encontro – crônica

Crônica de Mary Covadonga López Apostólico escrita em tempos de Covid 19, e “desengavetada” para nosso Blog.

Não posso esquecer de rever os ingredientes que me faltam para cozinhar amanhã, melhor já ligar para o supermercado! Vou entrar no WhatsApp e alertar o grupo para que também os providenciem!

Nossa! São 5h da tarde e ainda não chegaram as encomendas! Não vou poder participar do encontro!!! Vou ligar para o super e reclamar, e para a turma vou mandar outro recadinho.

Logo de manhã e já estou limpando a cozinha, lavando a louça, arrumando utensílios, separando tigelas, panelas, liquidificador, assadeira, temperos e demais ingredientes que finalmente chegaram. Arrumo o laptop e já vou mandar um bom dia pelo WhatsApp para o grupo! Continuo olhando para o relógio e percebo que ainda tenho tempo de tomar café. Dou uma olhada no celular e já tem uma meia dúzia de perguntas, receitas e figurinhas. Calmamente respondo, avalio e dou risada.

Sinto uma ligeira agitação interna, de contentamento, hoje vou ser chef e elaborar um prato que todos vão seguir e quero que tudo saia perfeito!

E se a internet falhar?

E se o gás acabar?

E se não conseguir o ponto ideal?

E se …

Respiro pausadamente, fixo na respiração e tiro os ruídos da cabeça. Tudo vai sair perfeito!

Olho o relógio e vejo, 10h. Meu Deus, já vou me atrasar! Vou dar uma olhada para ver se tem mais um recado no cel.

– Se pode trocar couve flor por brócolis, o supermercado entregou errado: Sem problema!

– Se pode trocar farinha de trigo por farinha de arroz: bom, teremos que fazer um ajuste…

– Em vez de salsa pode coentro, claro!

– O palmito tem que ser cortado picadinho ou rodelas grossas: Como preferir!

Nossa!10h e 30min. Dou uma checada final para tirar foto dos ingredientes da receita. Abro o cel e já estão lá duas fotos que os colegas enviaram com tudo pronto… Rápido solicito que alguém da Comunicação abra a sala do Zoom e uma resposta vem rápido, já está aberta! Ligo rápido o laptop e entro na sala. Alegria, já tem um zunzunzum, um burburinho conhecido de amigos aguardando. Bom dia!!!

Assim que a turma vai entrando, os bons dias se sucedem. Com microfones abertos, algumas perguntas e comentários e lá vamos nós, cozinhando juntos e acompanhando os passos para elaborar mais uma receita. É lindo ver todos envolvidos no processo, cozinhando, perguntando, respondendo, rindo… desfrutando.

Às vezes acontecem pequenos imprevistos:

– Queimei meu dedo! Coloca na água fria! Não, coloca no gelo!

– Xiii coloquei fermento biológico em vez de químico, e agora? Vai em frente, coloque também o outro!

– Não estou vendo teu refogado, pode colocar a câmera mais próxima?  Claro, espera…Sinto muito meu celular caiu na panela!

– Tire também foto de sua torta, ficou legal!  Ela quebrou quando tirei da forma… está meio destroçada!!!

A hora passa voando! Fotos e mais fotos antes do prato ir para o forno ou ser finalizado. Elogios não faltam. Conforme os pratos vão ficando prontos, mostramos no Zoom para todos verem, e mais elogios! As fotos começam a serem disparadas no WhatsApp. Tem filminho com frases que resumem nossos momentos. Não há pratos repetidos porque alguns ingredientes foram trocados e a decoração é livre, mas o resultado é sempre muito bom. Almoço feito! Desafio vencido!

Sexta feira tem mais, o chef será outra pessoa e aprenderemos e desfrutaremos de novo. Que diferente cozinharmos juntos cada um na sua cozinha, mas nos vendo, interagindo, socializando… ler uma receita na internet ou ver um vídeo de alguém elaborando um prato. Gostamos de ser protagonistas e dedicar um tempo a esta atividade prazerosa: trocar nossos saberes e sabores.

Rola energia boa e animação. Espero que continuemos depois da quarentena! E que possamos continuar amigos na cozinha!!!

Quarentena 2020 (08 de junho de 2020)

Mary Covadonga López Apostólico

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *