Trabalho 60+ NEWS (5)

“Talvez eu nunca mais consiga um emprego”

por Mauro Wainstock

“Talvez eu nunca mais consiga um emprego”. A constatação foi feita por um profissional de 58 anos em um vídeo que viralizou nas redes sociais.

Bradley Richardson trouxe visibilidade para uma realidade enfrentada por milhões de profissionais no mundo todo ao desabafar sobre a dificuldade de ser contratado após os 50 anos.

Ele diz que continuará buscando formas de ganhar dinheiro, mas que deixou de acreditar na possibilidade de ser contratado novamente. E afirma que recrutadores e gerentes de RH o descartam por causa da idade, algo que acontece mesmo com pessoas altamente qualificadas.

A postagem provocou centenas de relatos semelhantes, principalmente de profissionais entre 50 e 65 anos que dizem enfrentar portas fechadas no mercado formal.

Em um dos comentários, um profissional compartilhou que, após ser repetidamente recusado por ser considerado “superqualificado”, decidiu empreender: “Comecei meu próprio negócio de consultoria e agora cobro dessas mesmas empresas três vezes mais do que me pagariam internamente”.

Outro usuário apontou um desequilíbrio: “O problema é que nós, com mais de 50 anos, estamos sendo entrevistados por jovens com metade da nossa idade. Os gerentes têm metade da nossa idade, a equipe na maioria das empresas tem metade da nossa idade”.

No Brasil, 86% da população com mais de 60 anos admite já ter enfrentado algum tipo de preconceito no mercado de trabalho, segundo levantamento do Instituto Locomotiva divulgado em 2024.

Mas a questão começa muito antes: de acordo com pesquisa realizada pelo Infojobs, 70% dos profissionais acima dos 40 anos já sofreram preconceito em relação à idade.

EXEMPLO QUE VIRALIZOU
Carlos Augusto Luchetti Junior, de 45 anos, se candidatou para uma vaga de auxiliar de estoque, na Grande Florianópolis. Em resposta, recebeu um e-mail da RH em que estava escrito “Cancelaaaaaaaa, passou da idade kkk”. Ele divulgou a resposta da empresa nas redes sociais. A atitude foi considerada discriminatória pelo Tribunal de Justiça de SC e a recrutadora foi condenada por conduta discriminatória a indenizar o candidato por danos morais. A pena foi fixada no valor de R$ 5 mil, além do pagamento das despesas processuais (Lei 9.029/95).

JÁ AS MULHERES…
O etarismo atinge todas as faixas etárias e diversidades. O estudo “Explorando o impacto do etarismo nas mulheres no local de trabalho” com mais de 1.000 mulheres de 46 países, realizada pela Women of influence+, organização global sediada em Toronto, concluiu que:

– 77,8% das entrevistadas já enfrentaram etarismo.
– 80,7% já testemunharam mulheres sendo tratadas de forma diferente devido à idade.

MAIS CONTEÚDO
Sobre este tema, leia alguns de meus artigos publicados na grande imprensa: https://lnkd.in/d29–6xQ

hashtagetarismo hashtagRH hashtagrecursoshumanos

 

 

Arquivo original no LinkedIn neste LINK

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *