3

Exercícios cognitivos para idosos: quais são e como fazer

por Lisandra Pinheiro

Com o passar dos anos, cuidar da saúde física e mental vai se tornando cada vez mais essencial, especialmente ao atingir a terceira idade.

A partir dos 60 anos, o corpo e a mente do idoso podem precisar de cuidados mais aprofundados, para garantir a integridade da saúde e da sua qualidade de vida.

Por isso, a prática de exercícios cognitivos para idosos é uma excelente alternativa, ajudando-os a manter suas capacidades cognitivas em dia.

Confira a seguir mais detalhes sobre essa prática e como funciona.

O que são exercícios cognitivos para idosos?

Exercícios cognitivos para idosos são atividades de estímulo às suas funções cerebrais, como memória, atenção e foco, com o objetivo de retardar seu declínio cognitivo, ou seja, a diminuição das suas funções cerebrais.

Atividades simples, como a leitura, jogos, ouvir música e outras, podem ajudar a prevenir o declínio da saúde mental dos idosos.

Por que a capacidade cognitiva é prejudicada com os anos?

É conhecimento comum que, com o passar dos anos, nosso corpo vai se fragilizando e nosso desempenho cerebral, memória, raciocínio e concentração começam a declinar.

Estes fatores compõem a nossa capacidade cognitiva e mantê-la em dia ajuda na qualidade de vida e desempenho em todos os aspectos da vida.

Com o envelhecimento, é natural que as funções do nosso cérebro fiquem progressivamente mais lentas.

É aí que os exercícios cognitivos entram na história para ajudar os idosos a manter sua vida ativa e saudável também na terceira idade.

Os exercícios ajudam a trabalhar e preservar as atividades cerebrais, trazendo vários benefícios à saúde física e mental das pessoas.

Quais os melhores exercícios de estimulação cognitiva para idosos

Existem diversas atividades cognitivas simples que podem estimular a mente dos idosos.

Além de ajudar a melhorar o desempenho das atividades diárias, os exercícios mantêm em atividade a memória, concentração, raciocínio e atenção.

Confira alguns exemplos a seguir.

Fazer leituras com frequência

Ler livros, jornais, revistas, entre outros escritos frequentemente, estimula a inteligência e as habilidades cognitivas, além de treinar o foco, a capacidade de compreensão e organização de informações.

leitura diária de algumas páginas já faz toda a diferença para a sua mente, trazendo informação e conhecimento, e estimulando suas atividades cerebrais.

Ouvir música

A simples atividade de ouvir música tem a capacidade de ativar várias conexões cerebrais.

Ao ouvir canções e relembrar momentos, a cognição da mente idosa é ativada e estimulada, além do entretenimento e bom humor gerados pela boa música.

Dinâmicas em grupo

Atividades dinâmicas em grupo também são excelentes para a cognição da mente idosa.

Leituras, jogos e atividades de lazer grupais ajudam no desenvolvimento cognitivo, além de trazer conexão com outras pessoas da terceira idade.

Praticar jogos

Jogos podem ter grande participação na melhoria do seu desempenho cognitivo, ajudando na memória, no raciocínio lógico e na criatividade.

Caça-palavras, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, dominó, xadrez, entre outros jogos, além de promover a diversão e a socialização, trazem um estímulo à mente da terceira idade.

Quer receber notícias gratuitas semanalmente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba os destaques semanais do mundo financeiro!

Criar coisas novas

Atividades como desenhar, pintar, fazer esculturas, entre outras, estimulam a criatividade, trazem prazer e ajudam os idosos a se aproximarem da arte.

Criar algo novo pode se tornar um meio de entretenimento, satisfação e curiosidade, estimulando em diversos aspectos a cognição.

Restaurar objetos antigos

Restaurar objetos antigos e itens de memória afetiva, mantém o cérebro entretido e produtivo, exercitando a criatividade, concentração e coordenação motora.

Fazer a restauração de móveis, objetos ou até de uma área da sua casa, podem trazer benefícios para seu desenvolvimento cognitivo.

Qual a importância dos exercícios cognitivos para idosos?

Da mesma forma que os exercícios físicos têm se provado essenciais para uma saúde boa e equilibrada, os exercícios cognitivos têm papel fundamental na manutenção das atividades cerebrais.

Exercícios de estímulo à memória, criatividade, foco e concentração, podem trazer inúmeros benefícios à sua saúde mental e impactar diretamente na sua saúde física e qualidade de vida.

Cuidar do corpo e da mente são igualmente importantes para manter uma vida ativa, saudável e equilibrada na terceira idade.

Cuidados ao começar atividades na terceira idade

É muito comum que idosos tenham condições de saúde que os impeçam de praticar exercícios físicos. Felizmente, as atividades cognitivas não exigem o mesmo esforço físico.

As duas categorias são essenciais para um bom funcionamento do corpo e da mente, mas no caso das atividades físicas, é fundamental que suas atividades sejam acompanhadas por um profissional competente, que guie você conforme suas capacidades e necessidades.

Por isso, ao iniciar algum tipo de atividade física, procure alternativas de baixo impacto e busque indicações de um profissional para garantir que a atividade será benéfica para sua saúde.

Seguindo as orientações adequadas, você saberá o melhor tipo de atividade, tempo, intensidade e frequência, de acordo com o seu cenário atual, evitando lesões e outros problemas.

 

Artigo original: https://meutudo.com.br/blog/exercicios-cognitivos-para-idosos/

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *