Autores do estudo – veja pesquisadores ao final
🎮🧠 Indicação de leitura do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da USP!
Nosso grupo realizou uma revisão sistemática publicada na Arquivos de Neuro-Psiquiatria, investigando os efeitos de intervenções cognitivas com games em pessoas idosas saudáveis — uma área que vem ganhando cada vez mais destaque na literatura científica.
📌 Destaques do estudo:
* Foram analisados 262 artigos, com 9 estudos incluídos na análise final.
* Os trabalhos investigaram os efeitos de programas de treino cognitivo com games, comparando com jogos de entretenimento ou com menor intensidade cognitiva.
* Apesar do crescimento nas publicações, ainda são escassos os estudos focados em idosos saudáveis, sendo a maioria voltada à reabilitação cognitiva.
👵🕹️ A pesquisa reforça o potencial dos games como ferramenta de estimulação cognitiva no envelhecimento saudável — tema que seguimos explorando com dedicação em nosso grupo!
Resumo Antecedentes
Atualmente, estão em alta estudos que utilizam video games para melhorar as funções cognitivas em idosos.
Objetivo: Investigar e avaliar os efeitos de intervenções cognitivas com video games na cognição de idosos saudáveis publicadas nos últimos dez anos.
Métodos: Estudo de revisão sistemática com análise qualitativa realizado entre julho e setembro de 2021,das bases de dados SciELO, LILACS e MEDLINE.
Resultados: Foram identificados 262 estudos na busca inicial. Após a exclusão de estudos duplicados, análise dos títulos e resumos, e análise integral dos estudos, nove estudos foram incluídos na revisão. Os objetivos de alguns estudos incluíam investigar os efeitos na cognição de programas de treino cognitivo (TC) com video games comparados aos de programas com jogos de entretenimento ou com jogos com baixa intensidade de TC. Apesar do crescente número de estudos, muitos centravam-se na reabilitação cognitiva em idosos com algum comprometimento cognitivo e poucos realizaram o treino em idosos saudáveis.
Conclusão:
Pelos estudos analisados, as intervenções de TC com video games apresentaram melhorias significativas na velocidade de processamento (VP) e na memória operacional (MO); por outro lado, não foram observadas melhorias nas funções executivas.
O estudo completo (em inglês) está no link abaixo:
Pesquisadores:
Graciela Akina Ishibashi1, 2 / Cássia Elisa Rossetto Verga1, 3 / Gabriela dos Santos1, 3 / Guilherme Alves da Silva1, 3 / Luiz Carlos de Moraes2, 3 / Thais Bento Lima da Silva1, 3,4 / Patrícia Prata Lessa2, 3 / Ana Paula Bagli Moreira 3 / Tiago Nascimento Ordonez 1,3 / Sonia Maria Dozzi Brucki 3,4, 5
1 Universidadede São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Departamento de Gerontologia, São Paulo SP, Brazil.
2 Instituto Supera de Educação, São José dos Campos SP, Brazil.
3 Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Grupo de Estudos de Treinamento Cognitivo, São Paulo SP, Brazil.
4 Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Grupo de Neurologia Cognitiva e Comportamental, São Paulo SP, Brazil.
5 Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia, São Paulo SP, Brazil. Arq. Neuropsiquiatr. 2023;81:484–491.
Endereço para correspondência Thais Bento Lima-Silva (email: gerontologathais@gmail.com).
Add a Comment