Você já ouviu falar na Carteira do Idoso? Também chamada de Carteira da Pessoa Idosa, ela é um documento de comprovação que dá acesso à benefícios complementares para pessoas com 60 anos ou mais.
A Carteira do Idoso é um benefício social garantido pelo Estatuto da Pessoa Idosa. Ela também é uma forma de identificação e de comprovação de renda. A maior utilidade para a Carteira do Idoso é o acesso à gratuidade no transporte, seja municipal ou interestadual.
Outra forma de usar a Carteira do Idoso é como identificação. Além disso, documento é aceito em todo o território nacional.
Quem pode ter a Carteira do Idoso?
Pessoas com 60 anos ou mais, que não tenham comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos podem solicitar a carteira.
Já a pessoa idosa que tem como comprovar renda não precisa da Carteira do Idoso para acessar gratuitamente o transporte público. Para esse caso, basta que a pessoa idosa apresente o comprovante de renda de até dois salários mínimos e o documento de identidade para ter direito ao benefício.
Contudo, de acordo com o Governo Federal, a carteira é uma forma de facilitar o direito à gratuidade. Por esse motivo, o sistema também pode gerar a carteira para pessoas que possuem outras formas de comprovação de renda. Dessa forma, é possível emitir a Carteira do Idoso para quem se enquadra no quesito de renda, mesmo que exista formas de comprovar.
Importante destacar que o critério de renda é receber até dois salários mínimos.
Além disso, para ter acesso à carteira é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Aqueles que não possuem o CadÚnico precisam entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. No CRAS, a pessoa idosa será orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.
Como fazer a Carteira do Idoso
A Carteira do Idoso pode ser emitida pela internet, diretamente no site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Outra forma de adquirir a carteira é solicitando diretamente em uma unidade do CRAS.
Para fazer o requerimento é necessário ter o cadastro no CadÚnico e o Número de Identificação Social (NIS).
Veja como emitir a carteira pela internet
Para emitir a documentação pela internet basta seguir o passo a passo abaixo:
- Entre no site carteiraidoso.cidadania.gov.br ;
- Selecione a opção Emitir Carteira da pessoa Idosa;
- Faça login na conta Gov.br informando CPF e senha;
- Após o login, clique em “autorizar”;
- Na tela seguinte, após autorizar, aparecerão algumas opções de serviço. Clique em “Emitir Carteira da Pessoa Idosa”;
- Com a emissão pronta, basta imprimir a carteira ou salvar no computador ou celular.
Crédito: reprodução site Governo Federal
Veja como emitir a carteira em uma unidade do CRAS
Aqueles que preferem um auxílio para emitir a carteira podem recorrer a uma unidade do CRAS. Para isso, é necessário comparecer à unidade perto de sua casa. Localize o CRAS mais próximo aqui.
Chegando na unidade, é preciso estar com os seguintes documentos:
- CPF;
- Número do NIS.
Após a carteira ser emitida por um técnico do CRAS, basta imprimir e salvar no celular.
É importante destacar que a emissão da Carteira do Idoso feita pela internet é imediata. Já a feita em uma unidade do CRAS tem um prazo de 45 dias para ficar pronta. Porém, caso haja alguma urgência, é possível solicitar uma declaração provisória para o benefício.
Informações presentes na Carteira do Idoso
Após ser emitido, a carteira se torna um documento da pessoa idosa. Nele ficam os seguintes dados:
- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Número do Documento de Identificação;
- Número do CPF;
- NIS;
- Data de expedição e validade;
- QR Code com código alfanumérico.
A validade da Carteira do Idoso é de dois anos e a informação fica descrita no cartão. Quando a data estiver próxima de vencer, basta solicitar uma nova carteira.
Por: Redação – Instituto da Longevidade
Matéria original: https://bit.ly/48n794v
Add a Comment