TRABALHO60+ (8)

Do café da manhã ao jantar, inhame é bom para a pele e para a imunidade

Embora seja um pouco feioso na aparência, o inhame tem sabor muito suave e é uma ótima fonte de vitaminas, carboidratos complexos e fibras solúveis. Fica com uma textura macia após o cozimento e pode ser consumido de formas variadas, do café da manhã ao jantar, em sucos, sopas e cremes, receitas doces ou puro, como se fosse uma batata.

Esse tubérculo fornece bastante energia: cada 100 g contêm cerca de 97 calorias. É rico em vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico e niacina. Também possui uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C. Já em relação aos minerais, o inhame possui cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

A seguir, mostramos os principais benefícios que o consumo desse alimento proporciona para a saúde:

Aumenta a imunidade Uma das principais características do inhame é ter uma ação desintoxicante e depurativa. Assim, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias pela pele, rins e intestino. O tubérculo possui a propriedade de fortalecer o sistema imunológico por ter boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9).

Ajuda a perder peso Por ser rico em carboidratos complexos e fibras, é considerado um excelente alimento para integrar a dieta de quem está cuidando do peso. O inhame mantém o organismo mais tempo saciado e promove o controle dos níveis de glicose no sangue. Com isso, a insulina será produzida em menor quantidade, o que poupa o pâncreas e também evita o mecanismo de estocagem de gorduras abdominais. Existem trabalhos científicos que relacionam o consumo de inhame com redução da adiposidade (gordura) e aumento da massa magra do corpo.

Faz bem para pele O consumo do alimento ajuda a pele a ficar mais hidratada e evita o envelhecimento precoce. Isso ocorre devido à presença da vitamina A, que colabora para reter mais líquidos e auxilia na eliminação dos radicais livres do organismo. Uma pesquisa mostrou que produtos dermatológicos com propriedades do inhame contribuem no tratamento de peles irritadas e para evitar o envelhecimento.

Saiba mais em reportagem de VivaBem.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *