60+ Trabalho e Negócios

60+ Trabalho e Negócios

Reunimos seniores ativos que interagem coletivamente, num ambiente aberto, prazeroso e inclusivo, que integra diferentes competências e experiências para elaboração de produtos, execução de projetos e serviços.

Entre para o grupo

60+ em números

A CONQUISTA DA LONGEVIDADE

A longevidade foi a maior conquista do século XX, pois o ser humano de uma forma geral, ganhou mais 30 anos de vida no decorrer do século. 

O envelhecimento da população traz consigo uma série de desafios para os governos, e representa uma importante oportunidade econômica para as empresas que podem também beneficiar a transformação da sociedade como um todo.

30,2 milhões de brasileiros estão na terceira idade, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, publicada este ano pelo IBGE. O número tende só a crescer, assim como a expectativa de vida da população brasileira, que chegou aos 75,5 anos. Estima-se que daqui a nove anos, 37 milhões de brasileiros estarão com 60 anos ou mais. - Jornal do Comércio, ou seja, 15% de todo o país. Os 60+ representam 20% do consumo no Brasil e respondem por R$1 trilhão de renda por ano. A projeção do IBGE de chegar a 30 milhões de pessoas na terceira idade era para 2025, mas o marco foi alcançado já no início de 2018.

Temos dados (de consumo) extremamente expressivos, mas 60% dos idosos reclamam da falta de produtos e serviços adequados à sua idade. 

Esta demanda serve de alerta para os empreendedores de vanguarda que queiram desbravar “um mercado muito novo”.

Está nascendo um novo modelo de relações humanas, onde um ambiente de políticas públicas inteligentes, um mercado produtor atento e ágil para entender o momento atual e uma sociedade cada vez mais exigente podem facilitar esta transição. E, ao fazê-lo, contribuirá para acelerar a realização de benefícios sociais e econômicos adicionais.

Nota-se no atual momento, que atores industriais, comerciais e prestadores de serviços têm demorado a reconhecer o impacto das mudanças demográficas e as alterações nas necessidades e desejos dos consumidores idosos. 

O mercado ainda  não atende completamente as necessidades desse novo e crescente grupo de consumidores - os idosos.

A Comunidade Européia e os Estados Unidos, por meio dos relatórios Silver Dollar - Longevity Revolution Primer, 2014 - e Silver Economy, 2017, respectivamente, identificaram a mudança do comportamento na crescente população dos idosos no mundo. Através desses resultados, desenvolvem estratégias econômicas fundamentais para decisões políticas, industriais e comerciais.  Em 2015, a Silver Economy gerou mais de 4,2 trilhões de euros do PIB e apoiou mais de 78 milhões de empregos em toda a economia da UE.

Se houvesse um ranking incluindo a Silver Economy européia num comparativo  entre as nações soberanas, a Economia de Prata seria a terceira maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Brasil: uma sociedade progressivamente "envelhecida."

O Brasil só se tornou uma sociedade "envelhecida" em 2012, e a proporção de sua população com 65 anos ou mais deverá ser triplicada até 2050, impulsionada pela melhora na expectativa de vida e declínio das taxas de fertilidade.

O interesse pelo mercado de idosos está crescendo, já que algumas empresas locais começaram a desenvolver produtos usando tecnologia de informação e comunicação para atender às necessidades de idosos e suas famílias.

O Brasil tem a sexta maior população do mundo. A população de mais de 60 anos cresceu de 3 milhões em 1960 para 7 milhões em 1975, depois para 15 milhões em 2002 e quase 30 milhões em 2018.

Portanto, desenvolver soluções criativas para uma nova etapa de vida da comunidade de pessoas idosas, como viver (moradia), criar (arte e criatividade), melhorar as condições de saúde, bem estar, lazer e de convivência se fazem necessárias neste nosso momento.

Portanto, desenvolver soluções criativas para as dimensões da vida de uma pessoa idosa como viver (moradia); arte e criatividade; cura (saúde); atividade física; vida de trabalho; vida criativa; mobilidade (transporte); nutrição; prevenção; estudos de idade; e relações sociais (convivência) se fazem necessárias neste nosso momento.

Eduardo Meyer

 

 

 

  • 31 membros ativos
  • 15 workshops realizados
  • 11 projetos executados

Eventos 60+

A nossa agenda de eventos está publicada no Google com todas as iniciativas e grupos de trabalho dos integrantes do Trabalho 60+.

Hoje, com a "Quarentena", o Grupo nunca esteve tão ocupado e tão criativo!

Iniciamos uma Campanha, logo nos primeiros dias e diversas sugestões de iniciativas novas surgiram! 

Hoje, temos 18 em pleno funcionamento - desde "Cozinhando com Amigos" até "Comentários Literários" no Janelas para o Mundo,

todos virtuais pela plataforma Zoom.

Um SUCESSO!

VEM JUNTO!

Ver agenda de eventos

Venha fazer parte do nosso grupo

Entre para o grupo